MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLOS EDUARDO DOMINICALI RIGOTI

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo - PR

Dissertação

Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS QUANTO AOS SEUS LADOS E ÂNGULOS
Resumo
Com o avanço da tecnologia e da ciência, os métodos tradicionais de ensino deixaram de ser tão eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Vivemos um século de constantes transformações, em que os alicerces do conhecimento devem ser apoiados em promover a aprendizagem criativa e no estudante como protagonista. Buscar novas estratégias para abordar objetos do conhecimento matemático de forma lúdica e ativa se faz necessário. Portanto, com base nessa problemática desenvolvemos este trabalho, que consistiu na aplicação de uma sequência didática para o estudo de classificação de triângulos realizada com estudantes do 9º ano de um colégio estadual do núcleo de Umuarama, utilizando o modelo de rotações por estações e o Software Scratch. A sequência didática foi elaborada com base nos objetos do conhecimento da unidade temática de geometrias, do componente curricular de matemática e suas tecnologias. Cinco etapas de trabalho foram organizadas com atividades e rotinas de programação no Scratch. Foi aplicado um simulado com questões da prova SAEB de anos anteriores como forma de avaliação do conteúdo abordado, o qual teve um resultado bastante interessante, cerca de 78% de acertos. Outro resultado importante foi o avanço na nota de matemática da prova SAEB do colégio em 7,32 pontos, mostrando que a sequência didática e o uso do Scratch contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.
[Download TCC]