MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CAMILA COSTA MAQUINE

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
Desafios do professor de matemática no período de pandemia causada pela covid-19
Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa de caráter exploratório abordando quais foram as dificuldades dos professores de matemática durante e após a pandemia causada pela COVID-19. Iniciamos com uma pequena cronologia de como o vírus chegou ao Brasil, posteriormente buscamos documentos que normatizam o ensino não presencial no estado de Minas Gerais e quais foram as ações da Secretaria de Educação do estado. Em seguida, examinamos alguns trabalhos já publicados sobre o tema em questão, com a intenção de ter embasamento teórico na elaboração de um questionário. Aplicamos o mesmo a 26 professores que participam ou já participaram do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de São João del Rei – Campus Santo Antônio (UFSJ-CSA) e lecionaram em escolas públicas de Minas Gerais, no período da pandemia. Posteriormente, ao analisar suas respostas, observamos que os docentes conseguiram lidar com a tecnologia e utilizaram os equipamentos pessoais, apesar de não serem totalmente adequados para a situação de ensino não presencial. Além do mais, o ensino remoto aumentou a defasagem dos discentes na aprendizagem do conteúdo de matemática, tornando necessárias constantes revisões na retomada das aulas pós-pandemia. A falta de maturidade e interesse dos alunos para lidar com esse regime de ensino, revelou tanto a importância dos pais na educação escolar dos filhos, como a necessidade de trabalhar suas habilidades socioemocionais no ambiente escolar.
[Download TCC]