Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAIMUNDO GOMES SARMENTO NETO
URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
Sequência Didática Alinhada à BNCC para Funções no Ensino Fundamental
Resumo
Nos últimos anos, muitos estudantes iniciaram o ensino médio sem o devido domínio
de conceitos e habilidades essenciais em álgebra. Dada a importante contribuição
que essa área pode proporcionar no desenvolvimento das capacidades humanas,
sobretudo para a leitura e compreensão do mundo, esse estudo teve como objetivo
elaborar uma sequência didática para o ensino de funções, oportunizando o
desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de competências na etapa
do ensino fundamental, conforme recomenda a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Para tal, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, direcionada a uma
intervenção pedagógica voltada a uma turma de 12 alunos no 9° ano da Escola
Francisco Assis de Sousa, no município cearense de Lavras da Mangabeira. Os
primeiros resultados revelaram que, em geral, os estudantes apreciam atividades
recreativas e jogos escolares, porém encontram-se desmotivados durante as
atividades curriculares das aulas. Para esse grupo, realizamos avaliações e
constatamos que habilidades fundamentais previstas para a temática álgebra de 7° e
8° anos não foram desenvolvidas no tempo certo, necessitando da elaboração de
atividades voltadas à recomposição das aprendizagens. Portanto, visando ao
desenvolvimento de habilidades essenciais à álgebra e construção de competências
para a vida e o mundo do trabalho, indicados na BNCC, implementamos com base
nos estudos de Zabala e Arnau (2014, 2020), uma sequência didática para o
conceito de função no 9° ano, composta por atividades articuladas em torno de uma
situação-problema comum à vivência dos estudantes.
[Download TCC]