MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAIMUNDO GOMES SARMENTO NETO

URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
Sequência Didática Alinhada à BNCC para Funções no Ensino Fundamental
Resumo
Nos últimos anos, muitos estudantes iniciaram o ensino médio sem o devido domínio de conceitos e habilidades essenciais em álgebra. Dada a importante contribuição que essa área pode proporcionar no desenvolvimento das capacidades humanas, sobretudo para a leitura e compreensão do mundo, esse estudo teve como objetivo elaborar uma sequência didática para o ensino de funções, oportunizando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de competências na etapa do ensino fundamental, conforme recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, direcionada a uma intervenção pedagógica voltada a uma turma de 12 alunos no 9° ano da Escola Francisco Assis de Sousa, no município cearense de Lavras da Mangabeira. Os primeiros resultados revelaram que, em geral, os estudantes apreciam atividades recreativas e jogos escolares, porém encontram-se desmotivados durante as atividades curriculares das aulas. Para esse grupo, realizamos avaliações e constatamos que habilidades fundamentais previstas para a temática álgebra de 7° e 8° anos não foram desenvolvidas no tempo certo, necessitando da elaboração de atividades voltadas à recomposição das aprendizagens. Portanto, visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais à álgebra e construção de competências para a vida e o mundo do trabalho, indicados na BNCC, implementamos com base nos estudos de Zabala e Arnau (2014, 2020), uma sequência didática para o conceito de função no 9° ano, composta por atividades articuladas em torno de uma situação-problema comum à vivência dos estudantes.
[Download TCC]