Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TATIANA DE ARAUJO LEITE
URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
O Método de Pólya e as Contribuições de uma Sequência Didática no Processo Ensino-Aprendizagem de Geometria Analítica
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo referente às contribuições de uma sequência didática com resolução de problemas de Geometria Analítica utilizando os quatro passos propostos por George Polya em seu livro \"A Arte de Resolver Problemas\". A motivação do estudo parte da experiência da pesquisadora como professora de Matemática do Ensino Médio em que cou perceptível as grandes diculdades de aprendizagem dos estudantes e uma metodologia de ensino pautada na memorização de fórmulas. Deste modo, indicou-se como questão de investigação: como uma sequência didática envolvendo resolução de problemas pode contribuir para aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Analítica? Delineou-se, como objetivo geral, propor uma sequência didática que auxilie na aprendizagem de alguns tópicos de Geometria Analítica através da resolução de problemas. Como objetivos especícos xou-se: Identicar algumas diculdades de aprendizagem, através da resolução de problemas de geometria analítica; elaborar e aplicar uma sequência didática, envolvendo resolução de
problemas, a partir do que se possa contribuir para a aprendizagem dos alunos e analisar as contribuições da sequência didática na aprendizagem de Geometria Analítica por meio da resolução de problemas. Para dar uma resposta a questão de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa apresentada por Gerhardt e Silveira (2009) por preocuparse com fatos da realidade que não podem ser quanticados. Participaram da coleta de dados, 30 alunos da terceira série do Ensino Médio da EEMTI Gabriel Bezerra de Morais, Farias Brito, Ceará. Para a coleta de dados, utilizaram-se os instrumentos: anotações do diálogo com os alunos nos encontros, formulário de um questionário informativo e um questionário diagnóstico, além das atividades da sequência didática, que foram elaboradas e aplicadas. Os resultados encontrados demonstraram que a Sequência Didática contribuiu para a aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Analítica e para reexões a respeito das diculdades destacadas no percurso de sua aplicação. Entre os resultados, pode-se apontar: 1) a participação dos alunos nas plenárias durante os encontros contribuiu para o aperfeiçoamento da leitura e da escrita matemática e da relevante construção de conhecimento sobre o conceito em estudo; 2) as interações entre os alunos, nos momentos de busca do consenso da resposta certa para um problema, possibilitou a superação de diculdades ou a uma percepção melhor, diante do confronto entre as respostas encontradas; 3) a valorização das etapas da Sequência Didática fez com que a maioria dos alunos se sentissem interessados para participar ativamente das atividades propostas; 4) A aplicação de novos problemas relacionados ao problema gerador, após a fase de formalização do conceito, possibilitou consolidar aprendizagens construídas em fases anteriores e aprofundar o entendimento do conceito em estudo. O planejamento, aplicação e vivência da sequência didática favoreceram a promoção do conhecimento matemático e a compreensão dos conteúdos abordados. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com outras futuras investigações acerca do ensino e aprendizagem de Geometria Analítica.
[Download TCC]