MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO JOSE SANTANA DE MENESES

URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
ANÁLISE ESPACIAL DO DESEMPENHO DE MATEMÁTICA DO 9° ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ
Resumo
Tendo em vista que os desempenhos nas avaliações externas de matemática, no geral, não são satisfatórios, a pesquisa realizou uma análise espacial desse desempenho com os alunos do 9°ano das escolas públicas nessa disciplina, utilizando elementos da estatística espacial, tendo por base a avaliação externa de matemática e os indicadores educacionais. Para tanto, é fundamental avaliar o resultado dos municípios nessa avaliação dentro da escala de proficiência, buscando fazer um paralelo com os indicadores educacionais e identificar a autocorrelação espacial entre esses indicadores. Realiza-se então, uma pesquisa buscando similaridades entre os municípios a respeito das variáveis de estudo, utilizando o teste do índice de Moran Global e o Índice de Moran local, diante disso notou-se a existência de \\\\textit{Clurteres} significativos para alguns indicadores,e portanto uma autocorrelação espacial entre essas variáveis. Verificou-se também que os melhores desempenhos em matemática têm taxa de distorção idade-série e taxa de abandono baixas. Outro aspecto, é uma melhor adequação na relação entre a área de formação do docente e a disciplina que leciona. As variáveis desempenho em matemática, taxa distorção idade-série e indicadores relacionados a formação e adequação do profissional docente, apresentaram uma similaridade espacial local. Isso constata a necessidade e a aplicação de políticas educacionais que busquem minimizar a distorção idade-série e a taxa de abandono, assim como, estratégias para uma melhor adequação entre formação do professor e a disciplina que leciona.
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