MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ARLOS VALENTE FILHO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA

Dissertação

Título
ESTUDO DE CASO SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO E AQUELE TRADICIONAL APLICADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho de pesquisa aborda o novo método de Poh-Shen Lo para resolver equações de Segundo Grau. A motivação deu-se pela inquietação oriunda das experiências de sala de aula, juntamente com os debates com colegas de profissão. O objetivo deste trabalho é traçar um estudo comparativo entre o método de resolução de equações de segundo grau tradicional e o método desenvolvido pelo escritor Poh-Shen Lo, a fim de estabelecer se há vantagens no uso didático deste segundo. Para auxiliar nessa discussão, buscou-se argumentos de autores como Boyer (2003), Fragoso (2000) e de outros estudiosos que traçam opiniões sobre o assunto, além de documentos oficiais como o PCN (BRASIL, 1997; 1998). Na descrição da pesquisa bibliográfica, foi buscado destacar a importância da história nas aulas de matemática, relembrando algumas civilizações e matemáticos que contribuíram para a descoberta de fórmulas e métodos de solução prática. O conteúdo em questão foi desenvolvido usando fórmulas para solucionar questões em álgebra e analisar a série cronológica de fatos, identificando os pesquisadores importantes no processo de desenvolvimento da matemática e para desenvolver uma linha do tempo simplificada para que tenham contribuído para o desenvolvimento de tais equações. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica, este trabalho dedicou-se ao desenvolvimento de um estudo de caso em sala de aula do primeiro ano do ensino médio de uma escola no Pará, de modo que foram desenvolvidos planos de aula, testes práticos matemáticos e questionários com objetivos de medir não só a diferença na eficácia de ensino dos métodos analisados, mas o nível de satisfação dos alunos ao fazê-los. Por fim, como resultados, observou-se um aumento considerável na média aritmética da turma quando ensinados através do método de Poh-Shen Lo em relação ao tradicional. Também houve um ganho considerável na autoestima dos alunos em relação ao seu conhecimento matemático e um maior aproveitamento generalizado.
[Download TCC]