Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIVALDO GUEDES VULCAO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
Uma Sequência Didática sobre Análise Combinatória com a Utilização do Jogo de Xadrez
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática sobre o estudo de Análise Combinatória, com o auxílio do jogo de xadrez como ferramenta educacional, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem em matemática; a relevância deste trabalho está no fato deste conteúdo se fazer presente na grade curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e os alunos apresentarem
uma certa dificuldade em sua assimilação e até mesmo uma aversão a este conteúdo, por esta razão, aulas alternativas como a utilização de jogos se fazem necessárias, para tornar este momento mais atrativo e dinâmico melhorando a qualidade do ensino, e consequentemente obtendo uma resposta na aprendizagem. Além disso, o conteúdo de Análise Combinatória tem a sua importância para a formação dos alunos, pois estuda vários formas e métodos que possibilitam a resolução de problemas
referentes a contagem e auxilia nas tomadas de decisões. Para a realização deste trabalho, foram realizadas duas avaliações durante este processo, a primeira ocorreu de forma tradicional, com o objetivo de verificar o grau de entendimento da turma, em relação ao conteúdo de Análise Combinatória. A segunda avaliação ocorreu após o ensino da metodologia com xadrez, com o intuito de verificar o desempenho dos alunos referente às duas avaliações, os dados obtidos foram coletados e registrados
por meio de gráficos, também foram apresentados resultados de pesquisas em escolas que adotaram o jogo de xadrez em seu sistema pedagógico, mostrando que a utilização do jogo não somente traz benefícios para matemática, como também para as diversas áreas de conhecimento.
[Download TCC]