MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO CUNHA POMPEU

UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA

Dissertação

Título
RECURSOS TECNOLÓGICOS ALINHADOS A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ÁREA DE PROPORÇÕES NO 9º ANO
Resumo
O presente trabalho consiste em investigar o Ensino da Matemática Através dos Recursos Tecnológicos, de modo a mostrar as contribuições e desafios no ensino e aprendizagem de proporções no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, identificar as diferentes tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; verificar a importância das contribuições dos recursos tecnologias no ensino; avaliar as contribuições das ferramentas tecnológicos em prol dos conhecimentos históricos da matemática através de jogos digitais, seguindo o método qualitativo de forma descritiva e bibliográfica analisasse, artigos acadêmicos, monografias, livros e sites que, discuta sobre o assunto, em simultâneo, traga mais informação sobre a importância de adequar os conhecimentos tecnológicos ao cotidiano escolar, com intuito de facilitar o trabalho do educador e prevenir futuro problemas no ensino e aprendizagem de matemática, especialmente o estudo de proporções no 9º ano do ensino fundamental.  Neste sentido, o educador deve trabalhar os conteúdos de forma contextualizada de acordo com as vivências do aluno, de forma significativa que possibilite os alunos a compreender melhor o ensino de Matemática através dos jogos digitais visando o pensamento lógico. Dessa forma, os resultados deste estudo, se apresentam na conclusão, onde a tecnologia aliada ao ensino da matemática especialmente no 9º ano do Ensino Fundamental tem como intuito auxiliar o professor em suas práticas docentes. Logo, pode observar-se no apêndice alguns jogos tecnológicos matemáticos educativos, que contribuir no processo de ensino e aprendizagem do aluno no cotidiano escolar.
[Download TCC]