Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO CUNHA POMPEU
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
RECURSOS TECNOLÓGICOS ALINHADOS A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ÁREA DE PROPORÇÕES NO 9º ANO
Resumo
O presente trabalho consiste em investigar o Ensino da Matemática Através dos Recursos
Tecnológicos, de modo a mostrar as contribuições e desafios no ensino e aprendizagem de
proporções no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, identificar as diferentes tecnologias
que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; verificar a
importância das contribuições dos recursos tecnologias no ensino; avaliar as contribuições
das ferramentas tecnológicos em prol dos conhecimentos históricos da matemática através de jogos digitais, seguindo o método qualitativo de forma descritiva e bibliográfica analisasse, artigos acadêmicos, monografias, livros e sites que, discuta sobre o assunto, em simultâneo, traga mais informação sobre a importância de adequar os conhecimentos tecnológicos ao cotidiano escolar, com intuito de facilitar o trabalho do educador e prevenir futuro problemas no ensino e aprendizagem de matemática, especialmente o estudo de proporções no 9º ano do ensino fundamental. Neste sentido, o educador deve trabalhar os conteúdos de forma contextualizada de acordo com as vivências do aluno, de forma significativa que possibilite os alunos a compreender melhor o ensino de Matemática através
dos jogos digitais visando o pensamento lógico. Dessa forma, os resultados deste estudo, se
apresentam na conclusão, onde a tecnologia aliada ao ensino da matemática especialmente
no 9º ano do Ensino Fundamental tem como intuito auxiliar o professor em suas práticas
docentes. Logo, pode observar-se no apêndice alguns jogos tecnológicos matemáticos
educativos, que contribuir no processo de ensino e aprendizagem do aluno no cotidiano
escolar.
[Download TCC]