Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCEL BRITO SOARES
UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA
Dissertação
Título
O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 8º ANO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de probabilidade por meio de Atividades Experimentais com uma abordagem sobre os aspectos conceituais e sobre a resolução de questões envolvendo o assunto, com o intuito de favorecer a participação dos alunos em aulas de matemática e o aprendizado dos conceitos presentes em cada atividade. A fundamentação teórica
serviu de base para a “construção” da sequência didática que foi adaptada da dissertação do autor, baseada no Ensino de Matemática por Atividades. A sequência é composta por cinco atividades que contemplam as diferenças de experimentos determinísticos e aleatórios, os conceitos de espaço amostral e eventos, a definição clássica de probabilidade e o intervalo de variação da probabilidade. A sequência
poderá ser aplicada no 8º ano do Ensino Fundamental.
[Download TCC]