Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIO CEZAR ARAUJO NASCIMENTO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Bragança - PA
Dissertação
Título
UMA APLICAÇÃO LÓGICA DO CARTEADO DA DIVISIBILIDADE E DA CONGRUÊNCIA MODULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR.
Resumo
Esta dissertação apresenta uma aplicação lógica do carteado da divisibilidade e da congruência modular na educação básica e no ensino superior, partindo da problemática encontrada nas operações de divisão e suas ramificações desde o ensino fundamental e até o nível superior. O objetivo deste trabalho é aplicar o jogo Carteado da Divisibilidade e da Congruência Modular como estratégia criativa e inovadora a ser utilizado na educação básica sendo um material de baixo custo e de fácil aplicação, podendo ser estendida ao ensino superior, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo como fonte de pesquisas para novos trabalhos acadêmicos. O mesmo foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica para fortalecer o fundamento teórico acerca da divisibilidade, divisão euclidiana, critérios de divisibilidade e congruência modular. Neste sentido, foi elaborado o jogo carteado da divisibilidade e da congruência modular com intuito de amenizar as dificuldades dos alunos na operação de divisão, sendo aplicado em quatro turmas: duas turmas de ensino fundamental e duas turmas de ensino médio. O jogo teve aceitação pelas turmas por sua semelhança ao jogo de cartas UNO, além disso, o carteado proporcionou fixação e/ou melhorou o entendimento acerca dos critérios de divisibilidade, ou seja, a aplicação do lúdico fez sentido aos alunos, garantindo o ensino e aprendizagem por meio de jogos. O conteúdo quando exemplificado e associado as situações cotidianas, melhora o entendimento dos alunos e o lúdico ajuda o mesmo a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Enfim, a aplicação do carteado ofereceu ao aluno um mecanismo de ensino e fortalecimento do conteúdo de divisão e critério de divisibilidade de maneira atraente e divertida.
[Download TCC]