Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANE CAROLINE COSTA RODRIGUES
UFPR - Universidade Federal do Paraná - Curitiba - PR
Dissertação
Título
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PÓS PANDEMIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL MATIFIC.
Resumo
No presente trabalho, trataremos sobre a recomposição da aprendizagem da
Matemática para turmas do 6º ano do ensino fundamental pós pandemia de COVID
19 a partir da utilização da plataforma digital Matific. Iniciamos com uma abordagem
de como ocorreram as aulas no período pandêmico no Brasil e as tecnologias
disponibilizadas no ensino remoto no estado do Paraná e no município de Antonina.
Após abordamos a implementação da plataforma Matific nas turmas de 6º ano do
ensino fundamental das escolas públicas do Paraná, explicando seu funcionamento
e ferramentas educacionais disponibilizadas tanto ao professor quanto ao aluno. Na
sequência apresentamos um relato de experiência vivenciada pela autora do
presente trabalho, na qual ela utilizou a Matific para realizar a recomposição da
aprendizagem matemática dos seus alunos, diante do fato de que as dificuldades na
aquisição dos conteúdos foram intensificadas no retorno das aulas presenciais, o
que levou também a autora e investigar o currículo da Secretaria de Educação
Municipal de Antonina e a conjecturar os possíveis fatores que intensificaram a
defasagem na aprendizagem. Por fim finalizamos este trabalho com a sugestão de
uma sequência didática utilizando a Matific visando auxiliar os professores e
trazendo as considerações finais sobre o relato de implementação e apontamos
sobre o uso da plataforma.
[Download TCC]