Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROBERTO CARLOS CARVALHO LEAL
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
CALCULADORA DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA MACAPÁ 2022
Resumo
O presente trabalho enseja de uma análise sobre a contribuição da calculadora digital no processo de
ensino da matemática financeira. Tal reflexão é relevante para os discentes e docentes buscarem, de
forma dinâmica, novas formas de pensar, agir, ensinar, apreender e inovar a prática pedagógica
concernente à utilização dos recursos tecnológicos no ensino e na aprendizagem. Nesse sentido,
busca-se através de pesquisa cientifica, identificar se as ferramentas tecnológicas quando usadas de
forma planejada pedagógica representam um valioso instrumento a serviço da educação. Em seguida,
como objetivos específicos, busca-se indagar o comportamento, aceitação e desempenho dos
educandos frente à utilização da calculadora digital, de forma produtiva e colaborativa, fazendo uma
reflexão na perspectiva de tirá-los do cenário de simples absorvedores de conhecimentos, para o
patamar de produtores envolvidos no dinamismo de participação, com responsabilidade social,
proposto pela ferramenta tecnológica. Justifica-se a escolha do tema tendo em vista as dificuldades
sobre o ensino da matemática financeira nas turmas de educação básica das séries iniciais e,
associando a falta de recurso dos alunos na aquisição da calculadora cientifica, torna-se interessante
a busca de novas metodologias e a mudança de paradigmas na pratica docente. Nessa Perspectiva
pretende-se responder a seguinte problemática: O uso do aplicativo Calculadora Digital como recurso
didático no ensino da Matemática Financeira é capaz de aprimorar a qualidade de ensino junto aos
discentes na educação básica? Os resultados foram obtidos por meio de uma pesquisa de estudo de
caso, com base em revisão literária. O presente estudo mostrou que o uso da calculadora digital
apresenta-se como estratégia motivacional no ensino e aprendizagem da matemática financeira nas
séries iniciais da educação básica e, tal atividade fortalece o compromisso da prática educacional a
partir da construção de relações entre docentes/discentes reunindo experiências que proporcionam
qualidade de ensino na disciplina de matemática nas turmas na Educação Básica, ampliando assim o
repertório, e tornando o ensino satisfatório.
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