MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBERTO CARLOS CARVALHO LEAL

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
CALCULADORA DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA MACAPÁ 2022
Resumo
O presente trabalho enseja de uma análise sobre a contribuição da calculadora digital no processo de ensino da matemática financeira. Tal reflexão é relevante para os discentes e docentes buscarem, de forma dinâmica, novas formas de pensar, agir, ensinar, apreender e inovar a prática pedagógica concernente à utilização dos recursos tecnológicos no ensino e na aprendizagem. Nesse sentido, busca-se através de pesquisa cientifica, identificar se as ferramentas tecnológicas quando usadas de forma planejada pedagógica representam um valioso instrumento a serviço da educação. Em seguida, como objetivos específicos, busca-se indagar o comportamento, aceitação e desempenho dos educandos frente à utilização da calculadora digital, de forma produtiva e colaborativa, fazendo uma reflexão na perspectiva de tirá-los do cenário de simples absorvedores de conhecimentos, para o patamar de produtores envolvidos no dinamismo de participação, com responsabilidade social, proposto pela ferramenta tecnológica. Justifica-se a escolha do tema tendo em vista as dificuldades sobre o ensino da matemática financeira nas turmas de educação básica das séries iniciais e, associando a falta de recurso dos alunos na aquisição da calculadora cientifica, torna-se interessante a busca de novas metodologias e a mudança de paradigmas na pratica docente. Nessa Perspectiva pretende-se responder a seguinte problemática: O uso do aplicativo Calculadora Digital como recurso didático no ensino da Matemática Financeira é capaz de aprimorar a qualidade de ensino junto aos discentes na educação básica? Os resultados foram obtidos por meio de uma pesquisa de estudo de caso, com base em revisão literária. O presente estudo mostrou que o uso da calculadora digital apresenta-se como estratégia motivacional no ensino e aprendizagem da matemática financeira nas séries iniciais da educação básica e, tal atividade fortalece o compromisso da prática educacional a partir da construção de relações entre docentes/discentes reunindo experiências que proporcionam qualidade de ensino na disciplina de matemática nas turmas na Educação Básica, ampliando assim o repertório, e tornando o ensino satisfatório.
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