Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILO RODRIGUES CAVALCANTE DA SILVA FILHO
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
MANUAL DE USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO AMAPAENSE (LEMCA): Uma proposta
Resumo
A Matemática tem sido considerada uma disciplina de complexa assimilação e aprendizagem, fazendo com que discussões acerca da prática docente e as dificuldades apresentadas pelos alunos sejam realizadas, visando contribuir para a criação de um ambiente lúdico e dinâmico que favoreça o desenvolvimento integral do aluno. O Colégio Amapaense configura-se em uma instituição de ensino de grande representatividade no Estado do Amapá e onde, também, observa-se ano após ano casos de desinteresse pela disciplina de Matemática e até reprovação. Logo, esta dissertação visa construir estratégias para elaboração do manual de uso de Laboratório de Ensino de Matemática no Colégio Amapaense (LEMCA), haja vista que o espaço para a implantação do Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) já foi definido, no entanto, ainda não houve a execução da proposta. Pretendia-se executar uma pesquisa-ação com alunos do 3.º ano do Ensino Médio do Colégio Amapaense e abrangeria aulas com metodologias correlacionadas ao LEM, mas a pandemia de COVID-19 impossibilitou a continuidade de aulas presenciais e, considerando que grande parte dos alunos não tem acesso à internet buscou-se atender aos objetivos propostos através de um estudo descritivo e exploratório. Utilizaram-se os dados de indicadores de proficiência em Matemática, fornecidos pela plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); realizou-se revisão de literatura, onde foram selecionados estudos científicos disponíveis nas bases de dados nacionais, publicados no período de 2016 a 2021, em língua materna, disponíveis na íntegra e com referência à Alunos, Ensino-aprendizagem e Laboratório de Ensino de Matemática; e, por fim, considerando os resultados obtidos anteriormente, buscou-se propor o manual de uso do LEMCA. Dentre os principais resultados encontrados destaca-se que as porcentagens de alunos, com aprendizagem matemática adequado no Sistema Nacional de Avaliação (SAEB) do estado do Amapá, estão abaixo das médias nacional e regional; as médias de desempenho em Matemática dos alunos do Colégio Amapaense apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) encontram-se abaixo das médias nacional, regional e estadual; e, a implantação de LEM tem sido apontado como uma possibilidade de romper com um ensino pautado pela racionalidade técnica. Diante do exposto, conclui-se que propor um manual de uso do Laboratório de Ensino de Matemática do Colégio Amapaense (LEMCA) será possível auxiliar a implantação e funcionamento do laboratório na instituição, favorecer o planejamento das aulas de Matemática, otimizar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e proporcionar aos alunos uma nova perspectiva acerca da aprendizagem matemática.
[Download TCC]