MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EMANUEL THIAGO DE OLIVEIRA SOUSA

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DO USO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA BASEADA EM PROJETOS (PBL) NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA
Resumo
O presente trabalho apresenta uma Pesquisa de Campo, que descreve e observa uma série de atividades baseadas na Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem baseada em projetos (PBL), que fora aplicada em alunos de Escolas Públicas Estaduais e Federais, contemplando alunos da Educação Básica dos Ensinos Fundamental e Médio, além de envolver e assim contribuir na formação de licenciandos dos cursos de Matemática, Física e Química no ensino interdisciplinar de Matemática e Física utilizando aparatos experimentais, afim de fomentar a discussão científica de fenômenos e tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, assim como a valorização científica com o intuito de estimular o estudo da Matemática e das Ciências da Natureza. Dessa maneira, a presente investigação teórica tem como objetivo contribuir com a reflexão do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem utilizando aparatos experimentais que possibilitem o aprendizado significativo de diversas abordagens interdisciplinares entre a Matemática e a Física, em contraposição ao uso exclusivo de abordagens tradicionais.
[Download TCC]