Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO AFONSO PANTOJA BORGES
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
ENSINO DE RECORRÊNCIA DE PRIMEIRA ORDEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, UTILIZANDO A METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Resumo
O presente estudo tem como principal foco abordar o conceito de recorrência linear de 1ª ordem, mais particularmente à resolução de problemas de progressões aritméticas e geométricas, para alunos da 2ª Etapa (2ª e 3ª séries do Ensino Médio) da Educação de Jovens Adultos (EJA), através de uma sequência didática de ensino baseada na metodologia da Engenharia Didática. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar a engenharia didática e sua contextualização histórica; conceituar a resolução de problemas matemáticos; apresentar o ensino da educação de jovens e adultos no Brasil; definir progressões aritméticas, geométricas e recorrências de primeira ordem; e analisar se os alunos da turma pesquisada conseguem resolver problemas específicos de progressões aritméticas e geométricas, e se compreendem o conceito de recorrência de primeira ordem. Tal tema, justifica-se pelo fato dos alunos da educação de jovens e adultos não terem muitos livros didáticos adaptados à modalidade e à sua disposição, pois quaisquer materiais produzidos para essa modalidade são de muita valia. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados apresentados de forma qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de informações de fontes primárias e secundárias. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que os alunos da EJA conseguem compreender e resolver problemas matemáticos, desde que haja uma aula bem planejada e que os conceitos sejam bem colocados para eles, o mesmo acontece com aplicação do conceito de recorrência de primeira ordem, porém muitos estudos e trabalhos ainda têm que ser feitos e divulgados para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
[Download TCC]