MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBERTO PEREIRA AZEVEDO

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO GRAFOS
Resumo
Um dos grandes desafios no ensino da matemática é a baixa motivação dos alunos. Isso se deve, em parte, à ideia de que a matemática é uma matéria difícil e distante da realidade cotidiana. Somando-se a isto, existe um pensamento disseminado no mundo todo de que há pessoas com habilidade inata para aprender matemática e outras, não. Sem confiança na própria capacidade, a matemática se torna desinteressante para os alunos. Jo Boaler, em seu livro Mentalidades Matemáticas, aborda a importância de mudarmos este pensamento. Ela acredita que todos são capazes de aprender matemática de alto nível. Para isso, aponta algumas práticas que fortalecem o desenvolvimento de uma mentalidade fixa e propõe a substituição por propostas de ensino e aprendizagem que focam em desenvolver uma mentalidade de crescimento. Estas incluem a ideia de que erros são importantes oportunidades de aprendizado e por isto devem ser incentivados, em conjunto com atividades desafiadoras que trazem motivação, engajamento, que evitam que a matemática se torne uma disciplina de repetição de procedimentos, sem despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. Neste contexto, o uso de tecnologias, muito presente no dia a dia dos alunos, traz maior engajamento nas aulas. Partindo do olhar trazido por Jo Boaler, o presente trabalho propõe articular a mentalidade de crescimento e o uso de recursos digitais no ensino, utilizando a Teoria de Grafos para fazer esta conexão, visto que grafos são um tema da matemática com muitas possibilidades de aplicação no cotidiano e em problemas práticos. No trabalho, são apresentadas inicialmente as principais ideias de Jo Boaler sobre como ajudar a desenvolver mentalidades matemáticas e um levantamento das dissertações disponíveis na plataforma do PROFMAT sobre Teoria de Grafos. Em seguida, é abordada a importância do uso das tecnologias no ensino da matemática, assim como o aplicativo \\\"One Line\\\", um jogo que envolve a aplicação de propriedades dos grafos, e é sugerido um site interativo para aprendizagem da teoria de grafos de forma dinâmica. Então, são descritas algumas atividades envolvendo grafos, realizadas com turmas de 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, com objetivo de investigar se os alunos identificariam quais propriedades dos grafos estão envolvidas e como realizariam os desafios que foram propostos. Ao final, o trabalho apresenta o embasamento teórico de grafos, referindo os conceitos que aparecem nas atividades.
[Download TCC]