Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO DE MELO MACHADO
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE TÓPICOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
O primeiro contato com o Cálculo Diferencial e Integral desperta muito temor nos alunos concluintes do ensino médio que ingressam na universidade em cursos os quais incluem essa disciplina no primeiro ano de formação. De fato, o índice de reprovação em Cálculo, e, como consequência, a evasão dos cursos são grandes. Vários pesquisadores dedicaram-se ao estudo das causas dessa dificuldade, obtendo diferentes respostas para o problema. Em geral, a explicação mais comum para tal situação é a má formação do aluno. Porém, destaca-se o fato de que muitas vezes a dificuldade está unicamente relacionada ao Cálculo, o que não determina uma má formação geral em matemática. Dada a relevância da compreensão de conceitos do Cálculo para o estudo das ciências em geral, a proposta central deste trabalho é apresentar uma abordagem de alguns de seus tópicos para alunos do ensino médio através de um guia didático, de modo a estabelecer um primeiro contato, ainda que de forma intuitiva, com algumas definições dessa disciplina. As atividades propostas no guia didático foram desenvolvidas na forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, estudada nesta dissertação, que afirma a necessidade de desenvolvimento de conhecimentos prévios, chamados subsunçores, para uma aprendizagem efetiva. A fim de dar suporte à pesquisa são apresentados um histórico sobre o desenvolvimento das ideias centrais do Cálculo Diferencial e Integral e uma breve exposição sobre a educação no Brasil e as principais reformas públicas educacionais. Observa-se que ao longo da história, tópicos do Cálculo fizeram parte do currículo da educação básica. Espera-se que este trabalho encoraje professores a pensar na possibilidade da inserção de ideias do Cálculo nas suas práticas pedagógicas, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico do aluno, bem como promover a interdisciplinaridade, visto que o Cálculo se insere em diversos contextos e aplicações científicas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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