Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WALESCA AUTONAMO DA SILVA
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
FUNÇÃO MODULAR E TECNOLOGIA: Uma proposta de inclusão do tema na BNCC do Ensino Médio
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que rege atualmente a Educação Básica brasileira apresentou diversas modificações em relação ao último currículo das diferentes disciplinas, produzindo um grande impacto em todas elas, em especial na Matemática. No Ensino Médio, por exemplo, o tema Função Modular foi excluído, mas, por outro lado, há forte presença do uso de Tecnologias Digitais, para compreender e descrever transformações que ocorrem na forma gráfica, ao se alterarem os parâmetros da forma algébrica de funções. Este trabalho vem sugerir que o ensino de Função Modular é uma oportunidade de aproximar conteúdos que foram excluídos da BNCC e que podem ser perfeitamente tratados via tecnologia digital com a finalidade de ampliar o conhecimento matemático de conteúdo doa alunos do ensino médio. Apresentamos uma defesa da inclusão do tema Função Modular, na BNCC, através de uma série de atividades envolvendo o estudo das funções, das resoluções de equações e inequações modulares com a utilização do software GeoGebra e do cálculo aproximado de raízes de equações, sempre estabelecendo as conexões entre os diversos tipos de funções apresentadas no Ensino Médio a partir da definição matemática de distância em espaços métricos euclidianos.
[Download TCC]