Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO MOREIRA VICTORIANO
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
NOÇÕES DE ECONOMIA E DIREITO TRIBUTÁRIO COMO TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Diariamente somos bombardeados com declarações sobre crescimento do PIB, sobre carga tributária ou sobre taxa de inflação que, para uma plena compreensão, carecem de conhecimentos prévios sobre Matemática Financeira e Economia. A despeito de parte desse conhecimento ser transmitido aos alunos nas Ciências Humanas, temos pouca ou mesmo nenhuma participação da Matemática em suas explicações, isto é, a Matemática raramente é utilizada como importante ferramenta para o estudo das Ciências Humanas. Além disso, há uma enorme lacuna no ensino das Ciências Jurídicas no Ensino Básico, mesmo estas sendo ciências fundamentais para a educação de nossa sociedade e para a consolidação de um país justo e solidário como prevê a nossa carta constituinte em seu artigo terceiro inciso primeiro. Neste texto, os conceitos de Economia foram pensados através da Matemática pela Teoria de Funções e pela Matemática Financeira, enquanto a Ciência Jurídica ficará restrita ao Direito Tributário, visto que esta área do Direito é uma das que mais se apropria das ferramentas de Matemática Financeira. Ao abordar conceitos simples de Economia pretendemos explicar o funcionamento básico do fenômeno inflacionário, noções de endividamento estatal e títulos do tesouro, séries de crescimento/descrescimento do PIB e o conceito de renda. Referente ao Direito Tributário, pretendemos discutir o funcionamento dos impostos diretos e indiretos (focando em como eles acabam por onerar mais aqueles que possuem menos renda), discutir o sistema progressivo/regressivo de tributação e a noção do imposto de renda sobre pessoa física. Todos estes conceitos servirão como base para refletirmos acerca da questão tributária no Brasil. Mostraremos, com o auxílio da Matemática, que a carga tributária brasileira deveria ser vista por faixa de renda e não de maneira absoluta como é habitualmente praticada. Por fim, sugerimos um conjunto de atividade pensadas para o Ensino Básico que tratam de conceitos de Economia e de Direito Tributário sempre à luz da Matemática.
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