Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCUS VINICIUS SILVA DA COSTA
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
NOÇÕES DE ECONOMIA PARA AMBIENTES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA POR MEIO DOS ÍNDICES DE GINI E IDH
Resumo
A abordagem de contextos e noções econômicas no currículo de Matemática da Educação Básica tem sido preconizada pelos documentos norteadores nacionais, especialmente com a recente inclusão da Educação Financeira como tema transversal e integrador na Base Nacional Comum Curricular. O presente estudo traz algumas reflexões sobre duas noções econômicas importantes para a formação do pensamento crítico do cidadão do século XXI: desenvolvimento humano e distribuição de renda. A partir de reflexões sobre as medidas de desigualdade e desenvolvimento humano: índice de GINI e IDH, desenhamos e apresentamos um material didático, formado por um conjunto atividades didáticas formadas por tarefas didáticas e orientações para o professor sobre as duas noções econômicas elencadas, referenciadas teoricamente, que ajudem na produção de ambientes de educação financeira escolar em contextos de ensino da matemática na Educação Básica, em especial, no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a Pesquisa em Desenvolvimento. A perspectiva teórico-metodológica se baseia essencialmente nos estudos de Hoffmann sobre distribuição de renda e desenvolvimento humano; nas concepções de Silva e Powell sobre Educação Financeira Escolar; e na arquitetura dos Ambientes de Educação Financeira Escolar, de Muniz, com seus quatro princípios: convite à reflexão, dualidade, conexão didática e multidisciplinaridade. Os resultados mostram tarefas que articulam temas de economia e matemática, buscando estimular o desenvolvimento de algumas habilidades matemáticas, o posicionamento crítico, e a reflexão sobre os níveis absurdos de desigualdade econômica em diferentes regiões, do bairro ao planeta. O material também busca estimular a produção de significados do estudante diante das situações econômicas sobre contextos e medidas de desigualdade, levando em consideração a dinâmica de uma educação matemática que considere aspectos matemáticos e não matemáticos na leitura, interpretação, análise e tomada de decisão em situações econômico-financeiras. Compõe ainda o material, um conjunto de orientações para o professor no sentido de convidálo a pensar economia para a aula de matemática, aproveitando temas e habilidades de matemática que já trabalha/desenvolve em determinada série, com modelos, cálculos e simulações, para convidar seus alunos a analisarem criticamente a distribuição de renda em seu bairro, cidade, estado, país e até em nível global, bem como pensar algumas atitudes e decisões, e suas potenciais consequências para os envolvidos.
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