MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VICENTE DOS SANTOS ALONSO

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Modelagem Fuzzy no Ensino de Matemática: o diagnóstico da COVID-19 e outras aplicações
Resumo
A Lógica Fuzzy é um assunto pouco explorado nas escolas atualmente. No entanto, a mesma apresenta uma representação mais próxima do raciocínio humano. Neste trabalho busca-se trazer uma introdução de seus conceitos e aplicações que possam ser utilizados em sala de aula envolvendo assuntos do cotidiano dos alunos. Tendo a Lógica Booleana como predominante em nossa sociedade, devido a seu tempo de estudo, seus conceitos de Falso ou Verdadeiro (\\\\\\\"0 ou 1\\\\\\\") passaram a não atender determinadas demandas que surgiram à medida que se houve avanço no entendimento dos problemas com os quais se tinha que lidar. Com a introdução da Lógica Fuzzy problemas que envolviam incerteza passaram a ter uma base matemática trazendo assim soluções, quando puderam ser melhor desenvolvidos e aplicados em campos inacessíveis à Lógica Booleana, como o da Inteligência Artificial. Também são apresentados conceitos de Modelagem Matemática para que os alunos possam construir significado para os conceitos apresentados e ter maior entendimento durante a apresentação de outros. O Pensamento Computacional também é outro fator importante pois visa trabalhar com os alunos em conjunto com ferramentas tecnológicas disponíveis tais como computadores, celulares e outros dispositivos tecnológicos buscando o desenvolvimento do conhecimento matemático e pensamento crítico. Para apresentar o conteúdo foram desenvolvidas duas aplicações dos conceitos de Lógica Fuzzy na área médica para diagnóstico de pacientes de Covid-19, onde se utilizou Modelagem Matemática e desenvolveu-se um sistema de inferência fuzzy onde foi utilizado o software Matlab ® para obtenção dos resultados. Em seguida, são apresentadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular competências e habilidades que podem ser desenvolvidas durante a introdução do assunto e suas aplicações desenvolvidas neste estudo. Por fim, é sugerida uma série de atividades, relacionadas a assuntos do cotidiano, a serem desenvolvidas em conjunto com os alunos para que possam praticar os conhecimentos adquiridos durante a apresentação do assunto e fortalecê-los.
[Download TCC]