Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ISRAEL COSTA ABREU
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
GEOGEBRA: RECURSO FACILITADOR E MOTIVADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA ESTATISTICA NO ENSINO MEDIO
Resumo
Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de utilização do software GeoGebra e
pretende avaliar se a utilização desse software como ferramenta pedagógica pode contribuir
signicativamente no ensino e na aprendizagem de conteúdos de Estatística. Essa pesquisa
também visa despertar os professores para o estudo e a utilização do software GeoGebra
como um grande recurso didático que pode se tornar um aliado na sala de aula, como
uma ferramenta para apresentar, simular, interagir e discutir dados, diagramas e medidas
centrais no estudo da Estatística no Ensino Médio. Um dos objetivos deste trabalho foi que
os alunos compreendessem essas propriedades de forma interativa, através da manipulação
do software para depois, na sala de aula, conhecerem as definicoes e demonstrações
formais. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado, inicialmente, pela necessidade
de utilização de recursos de tecnologia presentes na escola e que não eram aproveitados
didaticamente pelos professores. Outro objetivo foi apresentar uma metodologia que
contemplasse a expectativa dos alunos por uma aula diferenciada e, consequentemente,
oferecesse ao professor uma opção didática diferente para desenvolver no dia a dia. Além
disso, comparou-se, também, o questionário diagnostico, aplicado inicialmente, com o
questionário final e avaliou-se todas as atividades desenvolvidas, dando ^ênfase ao uso do
GeoGebra como ferramenta para introduzir as noções conceituais e as propriedades das
principais medidas da estatística descritiva. Assim, pode-se concluir que a utilização do
software trouxe resultados satisfatórios, pois a grande motivação apresentada pelos alunos
permitiu uma participação ativa e, consequentemente, uma maior aprendizagem.
[Download TCC]