Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIS RICARDO JOSINO SOARES
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
O USO DA HOMOTETIA NO ENSINO DE FENÔMENOS ÓPTICOS São Luís
Resumo
O Ensino de Matemática e Física requer do professor conhecimento científico e uma boa didática, com alternativas para despertar interesse no aprendizado. A Geometria é de grande utilidade neste sentido, já que possui diversas aplicações na vida do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral ajudar os alunos do ensino médio a compreender os fenômenos ópticos de reflexão e refração através da homotetia. Os objetivos específicos são investigar como ocorrem as práticas de ensino dos fenômenos ópticos, utilizar a homotetia para o estudo da propagação da luz, propor o uso de aplicativo de geometria para o ensino de fenômenos ópticos, discutir as aplicações de óptica no cotidiano. Para isto, foi realizado levantamento em livros de Matemática sobre a abordagem sobre homotetia e em livros de física sobre como é sugerido o ensino de óptica geométrica. Em seguida, foi realizado pesquisa com professores das duas disciplinas sobre o ensino de homotetia e óptica geométrica. Podemos concluir que a maioria dos professores não ensina homotetia, parte por não conhecer e outra por não ser um assunto abordado na maioria dos livros didáticos. Na formação inicial, a maioria dos professores não estudaram o assunto. A pesquisa com os alunos relaciona o interesse dos discentes por Matemática e Física, a familiaridade destes com os assuntos propostos e a sua visão em relação a situações cotidianas. A maioria relatou dificuldade com o assunto. O aluno teve contato com uma breve explicação de cinco minutos sobre o que é homotetia e foi convidado a responder três questões. A maioria conseguiu acertar pelo menos duas questões, apesar da dificuldade inicial.
[Download TCC]