Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEXANDRE NASCIMENTO AMORIM
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
NÚMEROS COMPLEXOS: uma proposta para a abordagem exploratória dos números imaginários.
Resumo
O presente estudo se trata de uma pesquisa de caráter exploratório, que visa a análise do
estudo dos números complexos na Educação Básica. Apesar de sua relevância e riqueza de
estruturação, parte dos alunos recém formados no Ensino Médio não possuem conhecimento
técnico do conteúdo e o tema é visto com ar de complexidade ao ser ensinado. Diante da
experiência docente do autor, como professor regente de Matemática e durante o
cumprimento deste curso de mestrado surgiu a seguinte questão norteadora sobre o tema:
dentro do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, no que diz respeito ao ensino
e abordagem dos números complexos, como abordar o tema de modo a promover o
aprendizado do conjunto relacionando-a com a Matemática estudada em sala de aula? A
procura da resposta para esta questão tem como principal objetivo: elaborar material didático
que forneça aos professores de Matemática e alunos um plano para o estudo referentes à
descoberta, estruturação e exploração do conjunto dos números complexos. Assim, com o
apoio da SRE – Guanhães/MG, foi possível conhecer um pouco da realidade das aulas de
Matemática da região de Peçanha/MG, possibilitando a criação de uma sequência lógica, vista
como um material de apoio para o estudo dos números complexos. Considera-se por fim a
relevância do estudo mesmo à frente da realidade educacional, evidenciando a necessidade
de promover uma comunicação livre entre aluno e professor, onde termos matemáticos vão
além da simbologia, uma linguagem clara e incentivadora para as aulas.
[Download TCC]