Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIONIZIO SANTANA OLIVEIRA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
Proposta de material didático adaptado ao ensino de funções elementares para alunos com deficiência visual
Resumo
Atualmente, a Educação inclusiva é legalmente regulamentada e amplamente difundida, mas
foram levantadas hipóteses de inadequações inerentes a sua efetivação, especificamente, na
região em torno de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O estudo teve como principal objetivo
desenvolver uma proposta de material didático adaptado para o ensino de funções para
alunos com deficiências visuais, sobretudo para aqueles com baixa acuidade visual no qual o
tato ativo e a audição são meios cruciais para a percepção e decodificação de informações.
Para tanto, se viu necessário realizar uma pesquisa de levantamento (opinião) com
profissionais da localidade, com o propósito de avaliar a utilidade e aceitação de tal proposta.
Trata-se assim, de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória. Constatou-se que 96,7\%
dos entrevistados acredita ser relevante a confecção de material didático para alunos com
deficiência visual. Além disso, a investigação apontada supostas inadequações no ensino
inclusivo da localidade como, por exemplo, a falta de qualificação dos pesquisados para atuar
com estudantes inclusos. Por fim, é proposto um material didático que foi produzido com
utensílios de baixo custo de aquisição e são sugeridas atividades que possuem como
referência o ensino de funções de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Espera-se
que este trabalho contribua para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com
deficiências visuais, tornando-se uma referência para que o professor da Educação básica
possa vislumbrar de uma parcela das possibilidades de adaptação do conteúdo abordado.
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