Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIS PAULO DE SOUZA ALVES
UFR - Universidade Federal de Rondonópolis - Rondonópolis - MT
Dissertação
Título
Ensino de probabilidade: uma proposta de sequência didática com uso dos jogos Bozó e Coup
Resumo
Sequência didática é uma importante ferramenta de organização da prática educativa, ela
norteia e sistematiza tal prática. Por conta disso, faz-se necessário que tal instrumento
se adapte às demandas dos alunos, e uma das demandas é que o conhecimento seja
prático e pertencente a seus cotidianos. Nesse sentido, o uso de jogos se apresenta como
ferramenta importante por conseguir fazer a aproximação dos conceitos matemáticos,
nesse caso conceitos de probabilidade, com o dia a dia, e por se inserir de forma lúdica
aguçando a curiosidade do educando. O objetivo principal dessa pesquisa é verificar se
o uso dos jogos Bozó e Coup para elaboração e aplicação de uma sequência didática
sobre probabilidade facilita a compreensão dos conceitos trabalhados. Para este fim foi
inicialmente feito um recorte temático seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e mediante suas exigências estruturada e aplicada uma sequência
didática com o uso dos jogos citados com alunos de uma turma de 9°ano do ensino
fundamental do colégio Leibniz de Rondonópolis. Após a aplicação foi realizada uma
pesquisa qualitativa utilizando a técnica chamada círculo heremenêutico-dialético de coleta
de dados, através de um momento de expor oralmente sua avaliação da sequência didática
e da própria aprendizagem, respondendo questionários individuais com a mesma finalidade,
e por meio da análise das respostas das atividades realizadas pelos envolvidos. Verificou-se
que o uso dos jogos contribuiu de forma positiva, o que pode ser verificado principalmente
pelo maior envolvimento dos alunos, pela verificação prática da atividade escrita com os
jogos ainda em mãos e pela desvinculação da solução dos problemas com fórmulas prontas.
[Download TCC]