MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS PAULO DE SOUZA ALVES

UFR - Universidade Federal de Rondonópolis - Rondonópolis - MT

Dissertação

Título
Ensino de probabilidade: uma proposta de sequência didática com uso dos jogos Bozó e Coup
Resumo
Sequência didática é uma importante ferramenta de organização da prática educativa, ela norteia e sistematiza tal prática. Por conta disso, faz-se necessário que tal instrumento se adapte às demandas dos alunos, e uma das demandas é que o conhecimento seja prático e pertencente a seus cotidianos. Nesse sentido, o uso de jogos se apresenta como ferramenta importante por conseguir fazer a aproximação dos conceitos matemáticos, nesse caso conceitos de probabilidade, com o dia a dia, e por se inserir de forma lúdica aguçando a curiosidade do educando. O objetivo principal dessa pesquisa é verificar se o uso dos jogos Bozó e Coup para elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre probabilidade facilita a compreensão dos conceitos trabalhados. Para este fim foi inicialmente feito um recorte temático seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mediante suas exigências estruturada e aplicada uma sequência didática com o uso dos jogos citados com alunos de uma turma de 9°ano do ensino fundamental do colégio Leibniz de Rondonópolis. Após a aplicação foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a técnica chamada círculo heremenêutico-dialético de coleta de dados, através de um momento de expor oralmente sua avaliação da sequência didática e da própria aprendizagem, respondendo questionários individuais com a mesma finalidade, e por meio da análise das respostas das atividades realizadas pelos envolvidos. Verificou-se que o uso dos jogos contribuiu de forma positiva, o que pode ser verificado principalmente pelo maior envolvimento dos alunos, pela verificação prática da atividade escrita com os jogos ainda em mãos e pela desvinculação da solução dos problemas com fórmulas prontas.
[Download TCC]