Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADRIANA DA SILVA ROSA
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES EM CÁLCULO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR: antes e depois da Lei n◦ 9.394/96
Resumo
A pesquisa apresentada nesta dissertação tentou responder à questão: “A entrada em vigor da Lei n◦ 9.394/96, mais precisamente, a organização escolar em ciclos, conhecida por progressão continuada, teve algum efeito sobre o rendimento acadêmico dos estudantes na disciplina de Cálculo, ou disciplina afim, no primeiro semestre do Ensino Superior?”. Para responder à questão, procedeu-se a uma pesquisa explicativa ex-post-facto com dados observacionais. O objetivo desta dissertação consistiu em criar um modelo de regressão linear múltipla que permitisse responder à questão acima colocada. Da análise do modelo chegou-se à conclusão que, apesar do modelo ter um coeficiente de determinação baixo, todos os estimadores de mínimo quadrados ordinários (MQO) são significativos (nível de significancia < 1%) e, portanto, eles permitem tirar conclusões sobre o efeito da progressão continuada no desempenho acadêmico dos estudantes (representativo para as regiões Sudeste e Sul do Brasil). A progressão continuada teve um efeito positivo sobre o rendimento acadêmico na disciplina de Cálculo dos estudantes do gênero feminino, uma subida de cerca de 1,4% e um efeito negativo para os estudantes do gênero masculino, uma descida em torno de 4%. Não obstante os resultados obtidos, pensa-se que estes precisam ser investigados, visto que os dados associados à variável explicativa, vigência da Lei n◦ 9.394/96, poderiam estar associados a outras variáveis que possam ter afetado o desempenho acadêmico dos estudantes no mesmo período.
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