Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALINE AUGUSTA DE OLIVEIRA VITORIA
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM COMÉRCIO DIGITAL
Resumo
O ensino da matemática financeira pode trazer experiências significativas na vida dos jovens. Este trabalho apresenta uma investigação desenvolvida com nove alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Edealina, no Estado de Goiás, promovida no âmbito de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT da Universidade Federal de Catalão. O objetivo deste estudo foi investigar a aprendizagem matemática de estudantes do Ensino Fundamental a partir da inserção de tópicos de Matemática Financeira numa vivência remota de empreendedorismo. A pesquisa é qualitativa e do tipo estudo de caso. Para isto, foram aplicadas sequências didáticas planejadas para a promoção de habilidades dos participantes em porcentagens, juros simples, juros compostos e aplicação em comércio digital. Em decorrência da pandemia do COVID-19, as atividades foram realizadas remotamente no contraturno dos participantes. Os dados coletados foram analisados a partir da criação de eixos e categorias de análise definidos a partir dos materiais: atividades realizadas pelos participantes, a experiência de venda e-commerce e entrevistas sobre a opinião dos participantes ao concluírem a pesquisa. Notou-se que o aprendizado matemático ocorreu na aplicação deste trabalho devido às respostas obtidas nas entrevistas com os participantes e a satisfação deles com o lucro obtido com as vendas dos produtos.
[Download TCC]