MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDREIA RODRIGUES MENDES

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MATEMÁTICA: Uma Proposta de Ensino para Alunos com Deficiência Visual sobre Conteúdos de Geometria no 5º ano
Resumo
O trabalho a seguir tem como principal objetivo descrever uma Sequência Didática pensada para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que tenha aluno(s) com deficiência visual. Para isto, foi feito um levantamento bibliográfico que ofereceu suporte como referencial para a construção da Sequência Didática. Na oportunidade, supõe-se apresentar o Sistema Braille aos alunos, mostrando como foi desenvolvido, que não se trata de uma linguagem à parte, e sim de uma representação do alfabeto tradicional. Desta maneira o aluno com deficiência terá possibilidade de incluir nas aulas um pouco da sua experiência e do seu conhecimento, ao mesmo tempo em que será incluído nas atividades com o restante da turma, fazendo com que aconteça a inclusão por ambas as partes. O Sistema Braille foi criado utilizando uma sequência de combinações, a qual é facilmente compreendida por alunos sem deficiência visual. Sendo assim, um instrumento que pode contribuir para que haja entrosamento entre alunos com e sem deficiência. Dessa forma, permitir um trabalho efetivamente inclusivo, fazendo com que a criança com deficiência se sinta parte do todo, já que esse é um dos maiores desafios dos professores na prática atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como metodologia o referencial bibliográfico que foi suporte para a Sequência Didática, buscando ajudar na prática profissional de professores e também na condição de aprendizagem de alunos com ou sem deficiência visual.
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