Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MONICA DA CUNHA ALVES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
A CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA NA PERSPECTIVA DA ROBÓTICA LIVRE: uma possibilidade de abordagem do Ensino de Matemática
Resumo
Por meio desse estudo buscou-se desenvolver um robô seguidor de linha a partir das concepções da Robótica Livre, visando colaborar com a aprendizagem de matemática e também para com
as práticas educativas. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e exploratória. A pesquisa bibliográfica foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e no
Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES. Para a identificação e seleção dos estudos foram empregados os seguintes descritores: Formação de professores de Matemática em Robótica;
Robótica Livre and formação de professores em Matemática. Foram utilizados como critérios de inclusão: teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-graduação do Brasil entre o
período de 2015 a 2021 com temática relacionada à formação de professores de matemática em robótica. Os critérios de exclusão foram os seguintes: estudos de outros formatos e pesquisas
publicadas em outros idiomas. Também foi utilizado o método descritivo para detalhamento do percurso de construção do robô, bem como dos percalços que vieram a surgir. A abordagem
qualitativa foi utilizada na obtenção e análise dos dados. O resultado obtido por intermédio da descrição do processo de construção do robô seguidor de linha permitirá que educadores
elaborem propostas semelhantes. Mediante as ações norteadas pelos pressupostos da Robótica Livre será possível abordar conteúdos diversos do campo matemático e também de outras áreas
do conhecimento, como a Física e a Geografia, contribuindo com a formação científica e tecnológica dos estudantes. Além disso, espera-se contribuir com estudos futuros voltados a compreensão dos diferentes aspectos do campo do ensino de matemática.
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