Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PERICLES DOS ANJOS CARDOSO
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
USO DOS APLICATIVOS ONENOTE, PADLET E KAHOOT NA ELABORAÇÃO E USO DE ITENS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
O uso de Tecnologias Digitais tem se tornado cada vez mais frequente no cotidiano educativo. Na disciplina de matemática, esses recursos têm contribuído com a construção de práticas mais atrativas e significativas para os estudantes. Considerando o atual contexto, em que as tecnologias se constituem partes indissociáveis da sociedade, este trabalho surge com o objetivo de desenvolver e apresentar um guia prático de elaboração e uso de itens de educação matemática associado à utilização dos aplicativos Microsoft OneNote, Padlet e Kahoot. Constituindo-se enquanto um estudo de caráter exploratório pautado na abordagem qualitativa, fez-se uso do documento sobre a elaboração de itens desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio – INEP publicado em 2010. Nesse documento, a construção de itens perpassa quatro etapas: determinação do tema estruturador; escolha da competência; seleção de uma ou mais habilidades; e construção da situação-problema. Sobre os itens, esses se compõem das seguintes estruturas: texto-base, situação-problema, enunciado e alternativas. Inicialmente, foi realizada a apresentação das ferramentas para alunos do 3º Série do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino em tempo integral do Estado de Goiás. Nesse momento, foram propostas atividades sobre os conteúdos de equações, retas, inclinação e, de forma mais ampla, trigonometria. O intuito dessa primeira etapa foi explorar as potencialidades das ferramentas, para isso, fez-se uso das indicações presentes no guia de elaboração de itens do INEP, traçando as competências, habilidades e eixos temáticos para direcionamento do processo. Posteriormente, propôs-se alguns itens de múltipla escolha. A escolha por esse estilo de item se justifica pelas características das questões apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Os itens foram desenvolvidos em torno do conteúdo: Geometria Analítica. A escolha por esse conteúdo se justifica pela dificuldade apresentada pelos estudantes, e também por sua frequente apresentação em exames como o ENEM. A explanação sobre a produção desses itens poderá contribuir com outros profissionais, não apenas da matemática, mas também de outras áreas, que poderão estruturar materiais que realmente contribuam com a aprendizagem. Por fim, pôde-se constatar que o uso das três aplicações selecionadas, além de contribuir com os processos de ensino/aprendizagem, dá suporte à elaboração e revisão de itens. Afinal, esses recursos otimizam o tempo gasto para correção e compartilhamento dos conteúdos. Contudo, é importante ressaltar que o uso de aplicativos como o Kahoot, Padlet e OneNote demanda determinada estrutura das instituições escolares, que devem possuir computadores e conexão com a internet, afinal, a construção deste estudo foi viabilizada pelas condições materiais disponibilizadas pela instituição campo.
[Download TCC]