MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TIAGO MIRANDA DOS SANTOS

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU
Resumo
Neste trabalho apresentamos exemplos mais interessantes de equações do 1° grau, uma explicação mais simples de algo originalmente apresentado de modo complexo, com o intuito de ser compreendido de modo mais fácil e natural, ou seja, será usada uma linguagem que se aproxime ao máximo do interlocutor. O objetivo desta dissertação é apresentar uma proposta lúdica que auxilie o ensino de Equações do 1º grau para o Ensino Fundamental, tendo como finalidade colaborar com as abordagens propostas em livros didáticos. Temos a expectativa de promover uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao estudante momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que o estudante possa adquirir o conhecimento algébrico e o saber matemático com o auxílio do jogo. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses e demais pesquisas relacionadas às equações do 1° grau, jogos no ensino e jogos matemáticos. Esses materiais permitiram entender melhor as equações do 1° grau nos livros didáticos e, com isso, foi possível propor um método que pode colaborar com tais abordagens, orientadas com base em quatro jogos que trabalham aspectos específicos do ensino de equações do 1° grau. Neste trabalho será proposto o jogo intitulado “Trilha Algébrica”, que pode ser usado pelo professor em diversas etapas e abordagens do ensino de equações do 1° grau. O jogo proposto auxilia o desenvolvimento do raciocínio, introdução da variável e resolução da equação do 1° grau. Além disso, facilita a compreensão, mais naturalmente, relativa ao uso da incógnita/variável. Por fim, foi proposta uma sequência didática que servirá de material de apoio para professores que tenham o interesse em fazer uso do material proposto, a qual complementa e colabora com as abordagens propostas em diversos livros didáticos.
[Download TCC]