Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO MIRANDA DOS SANTOS
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU
Resumo
Neste trabalho apresentamos exemplos mais interessantes de equações do
1° grau, uma explicação mais simples de algo originalmente apresentado de modo
complexo, com o intuito de ser compreendido de modo mais fácil e natural, ou seja,
será usada uma linguagem que se aproxime ao máximo do interlocutor. O objetivo
desta dissertação é apresentar uma proposta lúdica que auxilie o ensino de
Equações do 1º grau para o Ensino Fundamental, tendo como finalidade colaborar
com as abordagens propostas em livros didáticos. Temos a expectativa de promover
uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao estudante momentos
de aprendizagem de modo mais natural possível, em que o estudante possa adquirir
o conhecimento algébrico e o saber matemático com o auxílio do jogo. Para alcançar
esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na
leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses e demais
pesquisas relacionadas às equações do 1° grau, jogos no ensino e jogos
matemáticos. Esses materiais permitiram entender melhor as equações do 1° grau
nos livros didáticos e, com isso, foi possível propor um método que pode colaborar
com tais abordagens, orientadas com base em quatro jogos que trabalham aspectos
específicos do ensino de equações do 1° grau. Neste trabalho será proposto o jogo
intitulado “Trilha Algébrica”, que pode ser usado pelo professor em diversas etapas e
abordagens do ensino de equações do 1° grau. O jogo proposto auxilia o
desenvolvimento do raciocínio, introdução da variável e resolução da equação do 1°
grau. Além disso, facilita a compreensão, mais naturalmente, relativa ao uso da
incógnita/variável. Por fim, foi proposta uma sequência didática que servirá de
material de apoio para professores que tenham o interesse em fazer uso do material
proposto, a qual complementa e colabora com as abordagens propostas em
diversos livros didáticos.
[Download TCC]