MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GENILSON ANDRADE DOS SANTOS

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA ABORDAR FUNÇÕES POLINOMIAIS
Resumo
A Modelagem Matemática vem avançando e sendo aperfeiçoada através de estudos que visam a implementação de um aprendizado que induza o aluno a buscar as relações existentes e constituídas entre seu dia a dia e o universo matemático, possibilitando que o mesmo construa o conhecimento com estímulo e espontaneidade, vencendo as complexidades que a Matemática apresenta. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta permeada pela Modelagem Matemática para o ensino-aprendizagem de funções polinomiais dentro da Álgebra, assim como, relatar a experiência da sua aplicação, tendo o professor como mediador e os alunos, protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A proposta didática é composta por 24 atividades contextualizadas com o tema Coleta Seletiva do Lixo e foi aplicada no decorrer de 8 aulas em uma turma de 21 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Cada aula foi planejada com a definição de objetivos de aprendizagem que explicitam as competências e habilidades da BNCC, além disso, as atividades foram elaboradas seguindo as orientações das competências e habilidades do ENEM. Com a percepção, apreensão e compreensão do tema Coleta Seletiva do Lixo foi possível contextualizar as definições e conceitos de funções polinomiais incluindo a construção e uso do chamado polinômio interpolador de Lagrange. O uso da realidade dos alunos na elaboração das atividades trouxe um alto grau de envolvimento da turma. Por fim, postulamos que a Matemática ensinada em sala de aula, de forma contextualizada, promove a compreensão do conhecimento por parte dos alunos, além de contribuir para formar pessoas mais críticas e, consequentemente, uma sociedade mais democrática.
[Download TCC]