MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: REGILENO DA SILVA SANTANA

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
O ENSINO DE ARITMÉTICA BASEADO EM APRENDIZAGEM POR PROBLEMAS: UMA PROPOSTA COM FOCO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Ao longo do tempo, no Brasil, vêm sendo desenvolvidas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja melhorada e inovada. Parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias na educação. Observa-se que as propostas metodológicas do tipo metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, são de grande importância na construção de um novo currículo. A aprendizagem baseada em problemas parte de problemas que geram a curiosidade, instigam a investigação e propiciam o desenvolvimento dos processos matemáticos. Além disso, essa metodologia também apoia e incentiva o uso de ferramentas tecnológicas como o whatsapp e o Google Classroom, como recurso didático, de forma a auxiliar no processo ensino aprendizagem. Para tanto, é necessário problematizar situações do cotidiano e ou utilizar problemas que induzam o pensamento lógico dedutivo como introdução para conteúdos específicos. Diante disso, apresenta-se uma proposta de ensino, tendo como base problemas, a fim de favorecer a aprendizagem de Aritmética no Ensino Fundamental. Como resultado deste estudo espera-se contribuir com os alunos com uma proposta de ensino prazerosa de Aritmética e que desenvolva a curiosidade pela Matemática de forma mais ampla, além de fornecer ao professor mais uma boa prática em sua tarefa de articulador e de tutor no desenvolvimento de habilidades.
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