MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DAMASO DOUGLAS DA SILVA NUNES

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
INTERVENÇÃO VOLTADA À CONSTRUÇÃO DOS DIFERENTES SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
O ensino das frações e os seus significados têm sido encarados como um desafio para a Educação Básica, em especial no Ensino Fundamental. Além disso, os docentes de Matemática apresentam desconhecimento da maioria dos significados de fração, além das dificuldades em encontrar recursos metodológicos e ausência de reflexões relativas nos cursos de formação inicial e continuada. Vale destacar que o conceito de fração é sustentado por cinco significados, quais sejam: parte-todo, quociente, medida, razão e operador. Esses significados contribuem para a construção do conceito de fração. Compreendendo esse desafio, o objetivo do presente estudo é analisar os conhecimentos dos estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental relativo ao ensino dos diferentes significados de fração por meio de uma intervenção em sala de aula. Metodologicamente, este estudo foi constituído de uma revisão sistemática (método PRISMA), de fundamento qualitativo e abordagem exploratória com base em pesquisa aplicada na temática sobre o ensino dos diferentes significados de fração, além de uma intervenção em sala de aula com estudantes de duas turmas do 8° ano de uma escola pública. Como resultados principais da leitura e da análise dos estudos selecionados, observou-se reduzida amplitude na apresentação de recursos metodológicos que trabalhem os diferentes significados de fração. Apesar de todos os significados de fração terem sido citados, o mais empregado e o mais conhecido entre os professores ainda é o significado parte-todo. Já os principais resultados da intervenção em sala de aula apontam que os estudantes ainda apresentam dificuldades na aprendizagem do conceito de fração, consequentemente, na resolução dos problemas, embora estejam em processo de construção desse conceito.
[Download TCC]