Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO DE CASTRO SOUZA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O TEOREMA DE PAPPUS GULDIN E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: uma proposta de cálculo de volume de sólidos de revolução no ensino médio
Resumo
O ensino da geometria é um dos grandes pilares na construção da Matemática e por meio dela é possível proporcionar ao aluno um maior entendimento de situações vivenciadas no dia a dia, desenvolvendo o pensar geométrico e uma maior compreensão de problemas que os cercam. A partir deste pensamento, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de cálculo de volume de sólidos de revolução no ensino médio e tem como objetivo mostrar a aplicação do Teorema de Pappus Guldin e do Princípio de Cavalieri para calcular o volume de sólidos de revolução no ensino médio utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino. Neste sentido, utiliza-se como metodologia a pesquisa do tipo básica, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, na qual a análise dos resultados matemáticos obtidos a partir do desenvolvimento de atividades desta
sequência mostra sua viabilidade quanto à possibilidade de aplicação no ensino deste conteúdo, na referida etapa da educação básica. Os resultados se revelam adequados, na medida em que mostram que é possível determinar com certa facilidade as equações de volume do cilindro, cone e esfera e calcular, com valores razoavelmente aproximados, o volume de outros sólidos de revolução, que não possuem o formato dos citados anteriormente, mas que aparecem no cotidiano dos alunos, conferindo significado aos conceitos abordados.
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