Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VALNEI BATISTA DOS SANTOS
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
EXPLORANDO A CURVA BRAQUISTÓCRONA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FUNÇÕES MATEMÁTICAS
Resumo
O estudo de funções se mostra como um dos tópicos mais importantes no ensino de Matemática do Ensino Básico, principalmente pela aplicação eminente na modelagem de fenômenos em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, a interdisciplinaridade e a modelagem matemática são discutidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como metodologias alternativas para o ensino de funções, na tentativa de ressignificar o tema no contexto da formação do aluno. Esse trabalho de pesquisa propõe um estudo bibliográfico de cunho descritivo exploratório (Gil, 2002), para se conhecer aspectos teóricos relativos à curva braquistócrona e sua aplicação como meio facilitador para o ensino interdisciplinar de funções. Desta forma propõe-se uma metodologia de ensino por meio de uma sequência didática, na qual os livros de matemática e física não serão os únicos e nem os principais recursos pedagógicos a serem utilizado pelos alunos, pois a modelagem matemática assim como ensino interdisciplinar atrelado as novas tecnologias vão estar presentes nesse processo (FREITAS, 2005). O desenvolvimento desta pesquisa é vista numa ação que remete ao aluno como participante ativo na formação do próprio conhecimento (Freire, 1996) além de propiciar discussões efetivas de como a Matemática é usada para explicar fenômenos da natureza e (ou) solucionar problemas de ordem prática. O resultado da pesquisa mostrou uma maior exploração do tema que é pouco conhecido na educação básica, bem como uma aproximação do docente com ensino concreto e utilização de tecnologia. Espera-se que este trabalho possa contribuir para estudos na área de ensino de Matemática que tratam do tema interdisciplinaridade, visando à melhoria da aprendizagem no Ensino Básico.
[Download TCC]