MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JURANDIR MANOEL LOPES

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
ESTUDO DO CÁLCULO DE ÁREAS DAS REGIÕES PLANAS IRREGULARES PARA O ENSINO MÉDIO: elaboração de uma proposta de sequência didática
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor uma sequência didática mobilizando aspectos teóricos/práticos do cálculo de áreas de regiões planas de regiões irregulares. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as ações pedagógicas para execução dessa temática desde o Ensino Fundamental - Anos Iniciais ao Ensino Médio, com níveis sequenciais de abordagem de conceitos, de acordo com as habilidades e competências a serem alcançadas. Na prática em sala de aula, é conhecido que o objetivo mais trabalhado pelos professores envolve reconhecer a área como grandeza associada a figuras geométricas usuais (quadrado, retângulo, triângulo, trapézio, entre outros) e solucionar problemas envolvendo essa grandeza com o uso de diferentes ferramentas de medição e/ou unidades de medida padronizadas. Nesse contexto, esse trabalho de pesquisa propõe um estudo pesquisa qualitativa para se conhecer aspectos teóricos e práticos relativos ao cálculo de áreas de regiões irregulares. Os objetivos específicos envolvem identificar as principais relações desse tópico em Matemática com habilidades e competências requeridas aos alunos do Ensino Básico pela BNCC, analisar o desenvolvimento de técnicas analíticas e numéricas utilizadas no cálculo de áreas de regiões regulares e sem forma geométrica definida. Para cumprir esse propósito, usou-se métodos numéricos como a regra do ponto médio e a regra dos trapézios, para o cálculo de regiões planas irregulares, como por exemplo, a área de um município. O resultado deste trabalho, resultou em uma sequência didática direcionada a professores de matemática do segundo ano do Ensino Médio. Com isso, espera-se que esse trabalho possa servir como ferramenta de ensino para os professores de Matemática que desejam aplicar e ressignificar conceitos de Matemática para a solução de problemas práticos no próprio ambiente escolar.
[Download TCC]