Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRE ANGELO FERRATO THOMAZ
UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO
Dissertação
Título
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS
Resumo
Cálculo é um campo do conhecimento da matemática proveniente da álgebra e da geometria e no ensino superior costuma ser inserido como disciplina. No entanto, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conceitos básicos como de valores máximos e mínimos de funções, havendo a necessidade de tornar as aulas mais dinâmicas afim de estimular a participação e alcançar uma aprendizagem de qualidade. Assim, objetivou-se apresentar uma proposta de ensino em máximos e mínimos de funções de uma variável, apoiada na metodologia ativa em sala de aula invertida, para os estudantes de Cálculo em nível superior. A metodologia consistiu na elaboração de quatro módulos: Módulo 1 - Introdução à otimização; Módulo 2 - Máximos, mínimos, perímetro, área e volume; Módulo 3 - Máximos, mínimos, posição, velocidade e aceleração e Módulo 4 - Máximos, mínimos, números e distâncias entre pontos. Cada módulo dividido em cinco fases interligadas entre si: Fase 1 - Estímulo, Fase 2 - Domínio, Fase 3 - Prática, Fase 4 - Desafio e Fase 5 - Fixação, propondo leituras, realização de atividades online por meio de aplicativos e plataformas ou extra sala, lúdicas, práticas e jogos. Sugere-se uma avaliação quantitativa e qualitativa por meio do registro de estudo por tópicos na fase, envolvimento dos estudantes, apresentações e prova final. Espera-se com esta proposta oferecer aos docentes de Cálculo uma alternativa de metodologia ativa em sala de aula invertida que estimule os estudantes a construírem de forma autônoma, participativa e significativa seus conhecimentos.
[Download TCC]