Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA DALTOE
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
A COMBINAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Resumo
A ausência de contextualização de conteúdos matemáticos na Educação Básica e de formação
técnica, constitui um dos fatores que favorece a falta de motivação e consequente aumento das
dificuldades na sua compreensão. Na tentativa de promover a integração dos conceitos
matemáticos com situações reais por meio de uma metodologia ativa, o objetivo do presente
trabalho é analisar as contribuições da utilização da Modelagem Matemática combinada com a
metodologia ativa de sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem de
Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma
escola pública com habilitação em Técnico em Agropecuária, localizada no município de
Riqueza- SC. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, visando a aplicação de atividades de
Modelagem Matemática associada ao conhecimento técnico e ao cotidiano dos alunos. A coleta
de dados foi realizada através de um diário de bordo, pela aplicação de um questionário e pelas
atividades desenvolvidas pelos alunos. A análise dos dados coletados é textual discursiva, feita
a partir das categorias estabelecidas. A aplicação prática desta proposta foi organizada em
períodos de estudo presencial e a distância, sendo estes, constituídos de momentos síncronos e
assíncronos. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que essa combinação
metodológica trouxe contribuições positivas para o processo de ensino e aprendizagem da
Matemática, contribuindo principalmente para despertar o interesse e a motivação. Também
foram observados indícios de que auxiliou na compreensão de conteúdos de Matemática e na
ampliação da habilidade de identificar e de resolver situações-problema a partir da proposta de
estudo de projeções de instalações agrícolas escolhidas pelos alunos.
[Download TCC]