Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDA PAULA WAPPLER
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DIVISÃO EUCLIDIANA: POSSÍVEIS CONEXÕES NA APRENDIZAGEM
Resumo
A recente inclusão do Pensamento Computacional no documento da Base Nacional Comum Curricular na área da Matemática, nos incentiva a pensar em estratégias para inserir essa abordagem em sala de aula. Nesse sentido, com base na teoria construtivista de Jean Piaget, esse trabalho apresenta uma investigação sobre as possíveis contribuições da aplicação de uma sequência de atividades no desenvolvimento do Pensamento Computacional e no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos que envolvam o objeto de conhecimento divisão euclidiana. As intervenções foram realizadas em quatro turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó-SC, totalizando 13 horas-aula em cada turma. Para coleta de dados, foram utilizados dois questionários, aplicados antes e após as intervenções, bem como um diário de bordo elaborado pela pesquisadora, incluindo observações e falas dos estudantes durante a aplicação das atividades. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977) por meio de categorias previamente definidas. Os resultados obtidos enfatizam melhoras significativas no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos relacionados à divisão euclidiana e no uso dos pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo do Pensamento Computacional.
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