Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARLISE SEGHETTO
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
SIMETRIA DA REFLEXÃO, TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da robótica educacional na
aprendizagem da simetria da reflexão, translação e rotação. Para isto, foi elaborada e aplicada
uma sequência didática no período regular de ensino em uma turma de 30 estudantes do 7º ano
do Ensino Fundamental, de uma escola pública, fazendo uso do kit de robótica LEGO RCX
1.0. A fundamentação teórica baseia-se no construcionismo de Seymour Papert, observando as
diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias e do
pensamento computacional no ensino e aprendizagem, bem como a inclusão de conhecimentos
sobre robótica educacional na Educação Básica. Os dados da pesquisa foram analisados de
forma qualitativa e coletados através de observações oculares, registro em diário de bordo e
aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados indicaram que a
aprendizagem em torno do objeto do conhecimento simetrias de reflexão, translação e rotação,
utilizando-se da robótica educacional, como ferramenta no processo ocorreu de maneira
satisfatória.
[Download TCC]