Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RENATO MELLA
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Os avanços tecnológicos modificam constantemente a sociedade, no entanto, essas
mudanças são pouco percebidas nos processos de ensino na Educação Básica. Dessa
forma, o presente trabalho procurou investigar o potencial da Robótica Educacional
como ferramenta de ensino aprendizagem, visto trata-se de um aparato tecnológico que
possui diversas funcionalidades. Para tanto, foram realizadas leituras sobre as principais
teorias relacionadas ao tema Robótica Educacional, das quais destacamos o
Construtivismo, o Construcionismo, a aprendizagem Sócio-histórica de Vygotsky e os
Pilares do Pensamento Computacional. O foco da investigação foi a observação da
prática realizada pelos alunos, que constituiu em programar um carrinho robô na
plataforma Arduino e em seguida modelar seu movimento através dos pressupostos do
movimento retilíneo uniforme. A prática foi aplicada nos três anos escolares do ensino
médio, com diferentes objetos de conhecimento: O 1°ano avaliou a função associada ao
movimento uniforme, já o 2° ano avaliou o comportamento gráfico dos sistemas
lineares com duas incógnitas e duas equações, através da organização de duas retas do
movimento uniforme em um sistema linear 2x2, e o 3° ano, usou o experimento para
avaliar os coeficientes da equação reduzida da reta, no estudo de geometria analítica.
Antes de iniciar toda essa construção, foi realizada uma atividade inicial com o objetivo
de apresentar a plataforma Arduino e a linguagem de programação aos alunos. Após o
desenvolvimento das atividades, analisou-se os dados obtidos baseando-se em aspectos
qualitativos. Os resultados mostraram que essa forma de abordagem contribui
significativamente na solução dos problemas propostos. As teorias do Construtivismo e
Construcionismo, também ganham destaque nos resultados observados, visto que as
ferramentas da Robótica Educacional foram os instrumentos nos quais os alunos
desenvolveram diversas ações na busca pelo conhecimento. Por fim, vale destacar a
importância do Pensamento Computacional, que foi caminho para encontrar a solução
de várias atividades.
[Download TCC]