MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RENATO MELLA

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Os avanços tecnológicos modificam constantemente a sociedade, no entanto, essas mudanças são pouco percebidas nos processos de ensino na Educação Básica. Dessa forma, o presente trabalho procurou investigar o potencial da Robótica Educacional como ferramenta de ensino aprendizagem, visto trata-se de um aparato tecnológico que possui diversas funcionalidades. Para tanto, foram realizadas leituras sobre as principais teorias relacionadas ao tema Robótica Educacional, das quais destacamos o Construtivismo, o Construcionismo, a aprendizagem Sócio-histórica de Vygotsky e os Pilares do Pensamento Computacional. O foco da investigação foi a observação da prática realizada pelos alunos, que constituiu em programar um carrinho robô na plataforma Arduino e em seguida modelar seu movimento através dos pressupostos do movimento retilíneo uniforme. A prática foi aplicada nos três anos escolares do ensino médio, com diferentes objetos de conhecimento: O 1°ano avaliou a função associada ao movimento uniforme, já o 2° ano avaliou o comportamento gráfico dos sistemas lineares com duas incógnitas e duas equações, através da organização de duas retas do movimento uniforme em um sistema linear 2x2, e o 3° ano, usou o experimento para avaliar os coeficientes da equação reduzida da reta, no estudo de geometria analítica. Antes de iniciar toda essa construção, foi realizada uma atividade inicial com o objetivo de apresentar a plataforma Arduino e a linguagem de programação aos alunos. Após o desenvolvimento das atividades, analisou-se os dados obtidos baseando-se em aspectos qualitativos. Os resultados mostraram que essa forma de abordagem contribui significativamente na solução dos problemas propostos. As teorias do Construtivismo e Construcionismo, também ganham destaque nos resultados observados, visto que as ferramentas da Robótica Educacional foram os instrumentos nos quais os alunos desenvolveram diversas ações na busca pelo conhecimento. Por fim, vale destacar a importância do Pensamento Computacional, que foi caminho para encontrar a solução de várias atividades.
[Download TCC]