Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE MARCOS DE LIMA BARBOSA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM RECURSOS DIGITAIS PARA O ESTUDO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição de recursos digitais para a
aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre operações com frações. Como
subsídios teóricos, utilizamos as orientações curriculares sobre o uso de tecnologias
para o estudo de conteúdos matemáticos no Ensino Médio, pesquisas sobre
as dificuldades dos alunos em operar com números fracionários e acerca do uso de
recursos específicos para o ensino desse tema, dentre outros. A pesquisa foi
organizada em três etapas. Na primeira etapa, ocorreu a sondagem sobre qual das
operações com frações os alunos apresentavam mais dificuldade, via questionário e
ficha de exercícios. Na segunda etapa, foram propostas, socializadas e discutidas
cinco atividades envolvendo o manuseio de recursos digitais, sendo três da
plataforma PheT (Frações - Intro, Números Mistos e Frações - Igualdade) e duas
com o GeoGebra. Na terceira etapa, aplicamos um questionário para que os alunos
opinassem sobre a experiência do uso dos recursos digitais para o estudo do tema.
Dentre os resultados, verificamos que os alunos do Ensino Médio ainda têm muita
dificuldade nas operações com frações, sobretudo, na divisão. Além desse fato,
verificamos que o uso das representações interativas, possibilitadas pelos recursos
selecionados para este trabalho, contribuiu para um avanço na compreensão dos
alunos sobre o conceito de fração e do uso das regras utilizadas. Grosso modo, os
alunos indicaram gostar de usar os recursos apresentados e afirmaram que outras
aulas poderiam ser melhores e mais agradáveis com o uso de recursos digitais.
Dessa forma, constatamos que um recurso interativo, desde que bem escolhido e
explorado pelo professor, pode fazer o aluno ter um maior interesse pelas aulas e
ajudar na compreensão de conceitos matemáticos.
[Download TCC]