Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO RAMOS SALES MENDES DE BARROS
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
A Teoria de Resposta ao Item como Instrumento de Elaboração de Testes para Professores de Matemática.
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar a Teoria da Resposta ao Item (TRI) aos professores que lecionam matemática no ensino básico, abordando os conceitos fundamentais que a embasam. Para tanto, foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário abordando alguns aspectos sobre a TRI, na qual foi constado que esses professores possuíam um baixo nível de conhecimento acerca do tema e que isso poderia contribuir negativamente na sua prática pedagógica e em ações para melhoria da educação. Este material apresenta as principais definições, conceitos e aspectos gerais sobre a TRI, tais como a abordagem histórica, os modelos logísticos unidimensionais utilizados em testes e ainda a construção da curva de probabilidade de acerto em um item, caracterizando o que cada parâmetro significa. São também abordados temas como a estimação das habilidades e dos parâmetros dos itens, a construção e a interpretação das escalas de habilidades, e ainda o banco de itens. O software EIRT, apresentado em detalhes neste estudo, possibilita a geração e a análise dos dados estatísticos de um teste baseado na TRI, e, juntamente aos elementos teóricos aqui abordados, pode servir como ponto de partida para que os professores revisem suas práticas pedagógicas e proponham ações que visem à melhoria do ensino e aprendizagem em suas escolas ou redes de ensino.
[Download TCC]