Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CRISTIANO DOS SANTOS
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA
Dissertação
Título
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DE DEMONSTRAÇÕES EM TEORIA DOS NÚMEROS PARA O OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, pouco se demonstra, usa-se uma Matemática empírica para resolver problemas práticos do cotidiano, e o pensar abstrato raramente está relacionado a comprovações de proposições ou teoremas, o que minimiza a
importância da Matemática enquanto ciência abstrata e complexa. O presente trabalho tem como objetivo discutir a introdução de Demonstrações Matemáticas em Teoria dos Números, para turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental, por meio de listas de demonstrações, jogos e dinâmicas presentes em três Sequências Didáticas, as quais são apresentadas como instrumento Metodológico para abordar os seguintes temas: raciocínio lógico, paridade e divisibilidade.
[Download TCC]