Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SAULO RODRIGUES DE CARVALHO
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
STARTIC LAB: UM LABORATÓRIO WEB PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES
Resumo
O ensino enfrenta, de forma geral, grandes desafios para compatibilizar as demandas de uma
geração nascida no universo digital com o conhecimento adquirido pela humanidade,
organizado em forma de conteúdo. No caso das disciplinas que envolvem conceitos abstratos,
como a probabilidade, o desafio se torna ainda maior, já que o aluno médio não possui contato
com a temática e depende de um grande número de experimentos para conseguir perceber
padrões. Sobre este aspecto, a atual tecnologia permite a utilização de laboratórios virtuais, os
quais garantem ao aluno uma vivência prática de experimentos que não podem ser realizados
com grande eficácia educacional por seu alto custo e pela necessidade de replicações. A
presente pesquisa se coloca neste contexto, com o objetivo de desenvolver um laboratório
online de estatística para que alunos e professores possam melhorar o processo de ensino e
aprendizagem de alguns conceitos relacionados a estatística básica e probabilidade. Com a
revisão de alguns jogos clássicos ligados ao tema, e com atenção especial aos pontos que
correspondem às principais dificuldades do aluno brasileiro do século XXI, o laboratório virtual
tem potencial de inserir o conteúdo, considerado complicado, de uma forma lúdica e visual, o
que tende a consolidar o conhecimento dos usuários. Com a aplicação do laboratório
desenvolvido, os alunos têm condições de constatar que é mais provável a obtenção da soma
10 em comparação com a soma 9 no jogo passe-dix, resolvendo o equívoco do enviesamento
da equiprobabilidade, bem como de perceber corretamente o espaço amostral por meio dos
gráficos visuais. Com relação ao jogo Caixa de Bertrand, os alunos podem perceber o espaço
amostral, também pela via visual, evitando erros comuns de análise do jogo, como a inversão
do eixo temporal. Através do jogo Cobras e Escadas, os alunos aprendem matemática jogando
dados, ou seja, proporciona um ensino lúdico da matemática. Assim como, no jogo dos
Diferentes, as crianças com o uso de dados, são capazes de aprender probabilidade de um modo
divertido. Com base nos exemplos demonstrados, conclui-se a presente pesquisa com uma
discussão sobre a importância da utilização de laboratórios virtuais para a melhoria do processo
de ensino e aprendizagem de alunos de todas as classes e em todos os contextos, já que grandes
entraves encontrados em experimentos que utilizam laboratórios físicos são sanados e, além
disso, o perfil do aluno contemporâneo tem bastante compatibilidade com as tecnologias
digitais de informação e comunicação aplicadas à Educação
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