MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOHNANTAN PEREIRA GONSALVES

UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
Formacao continuada de professores de matematica da educacao basica: Um estudo sobre a iniciativa foco na aprendizagem 2021
Resumo
A presente dissertacao e uma pesquisa visando desenvolver, em ambito educacional, uma breve discussao sobre as politicas de formacao de professores da Educacao Basica implementadas no Brasil, estreitando um estudo aquelas voltadas a formacao continuada e particularizando esta discussao em um estudo sobre as contribuicoes do Programa Iniciativa Foco na Aprendizagem, programa de Formacao Continuada implementado no Estado do Ceara, a partir de um levantamento realizado por um grupo de professores que atuam na rede de ensino da 4a Coordenadoria de Desenvolvimento da Educacao, que participaram e participam de suas acoes, no que se refere a melhoria da sua formacao e das suas praticas docentes. Com efeito, visando atender aos objetivos que foram listados nesta dissertacao, organizamos o seu texto conforme o que se segue. Ao desenvolver o percurso do trabalho, e realizado um estudo sobre o perfil atual professor de Matematica da Educacao Basica diante dos desafios que tem enfrentado em sua carreira. Em seguida, e feito um debate sobre a importancia, o contexto historico e as principais politicas atuais de formacao de professores da Educacao Basica no Brasil. Ainda no seu desenvolvimento, discorre sobre a implementacao do Programa Cientista-Chefe em Educacao Basica, uma politica de governo. Em topico especifico e apresentado o Programa a Iniciativa Foco na Aprendizagem, visando analisar as percepcoes desse programa na 4a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educacao. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho e qualitativa, descritiva e exploratoria, na qual foi utilizado uma revisao de literatura sobre o tema e um estudo empirico, partindo de um levantamento de um grupo de professores que participam do programa, atras da aplicacao de um questionario. Sobre o IFA, os resultados aqui demonstrados sugerem que o programa de formacao continuada teve significativa contribuicao para a pratica docente dos professores, quanto a sua organizacao, estrutura, metodologia e materiais utilizados nos encontros, embora alguns enumerem algumas dificuldades para o alcance dos seus resultados, o que significa dizer que a formacao continuada apenas, nao equaciona as questoes ligadas a qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas.
[Download TCC]