Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRENO RICARDO OLIVEIRA MARQUES
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
O ensino da matemática financeira como meio de conscientização sobre a educação financeira
Resumo
Existe um ditado que diz: “O órgão mais sensível do corpo humano é o bolso”. Obviamente a frase refere-se ao que tem dentro do bolso, é claro, o nosso suado e sofrido dinheiro que recebemos ao final de cada mês de trabalho. Trabalhamos duro dia após dia para recebê-lo e quando recebemos, como um passe de mágica, ele já foi todo consumido e nem percebemos. Esse é um problema grave que afeta diretamente várias famílias brasileiras. Isso ocorre por conta da falta de educação financeira, um problema sério que causa enormes transtornos para pessoas, famílias, empresas e, consequentemente, para o país. Concomitantemente a isso, ao visualizarmos os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) percebemos que o aluno que está saindo da escola, na última série do Ensino Médio com um nível baixo no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática tendo uma média, calculada desde 1995, numa escala de 0 a 500, de 269 em Português e 275 em Matemática. Além de não dominar a Língua Portuguesa, tendo dificuldades de leitura e compreensão textual, o aluno sai da escola sem dominar o básico da Matemática, fazendo que esse jovem entre na vida adulta despreparado para lidar com inúmeros desafios importantes, tais como controle de gastos e planejamento financeiro. O Governo Federal, visualizando todo o problema social envolvido com a falta de educação financeira da população e ocasionando o endividamento da população, em 2010 criou a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) para promover ações educacionais a respeito do assunto. Uma dessas ações foi inserir na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) a Educação Financeira e a Matemática Financeira. A Matemática Financeira já constava na BNCC, porém com o foco na disciplina de Matemática. A partir de então, constam de forma explícita, assuntos que devem ser abordados a cada série contextualizando e abordando conceitos básicos de economia e finanças no intuito de levar educação financeira aos alunos. O ensino e compreensão por parte dos alunos dos conteúdos básicos de matemática podem fazer toda diferença para a mudança de comportamento na vida financeira da população. Trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e mostrando sua aplicabilidade e funcionalidade no seu cotidiano é uma excelente forma de desmistificar a Matemática e transformá-la numa grande aliada para um futuro com uma vida financeira mais organizada e próspera. O objetivo desta dissertação é analisar as competências e habilidades requeridas pela BNCC para as diferentes etapas de ensino e exemplificar de que forma isso pode ser feito.
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