Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO BRUNO GOMES
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
Funcao afim, quadratica, exponencial e logaritmica nos livros didaticos: uma analise a luz da teoria de representacoes semioticas.
Resumo
Sabemos que a matematica muitas vezes e temida por nossos alunos por motivos diversos, dentre eles a nao compreensao dos objetos matematicos e o nao entendimento das variadas formas de representar tais objetos.
No presente trabalho, apresentamos a teoria de registros de representacoes semioticas de Raymond Duval que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matematica. De posse dessa teoria, iremos analisar funcoes nos livros didaticos, do primeiro ano do ensino medio, das escolas estaduais da cidade de Itapaje do estado do Ceara.
Iniciaremos fazendo uma explanacao das dificuldades enfrentadas por nossos discentes e do rendimento do Brasil em provas como: Programa Internacional de Avaliacao de Estudantes (PISA, sigla em ingles).
Na segunda secao, apresentamos a teoria bem como as suas particularidades.
Na terceira secao, analisamos os conteudos de funcao afim, quadratica, exponencial e logaritmica nos livros a luz da referida teoria.
Durante a quarta secao, veremos como as funcoes analisadas aparecem nos descritores das matrizes de referencia do SPAECE e Saeb, e como os registros semioticos estao presentes nas questoes das avaliacoes externas. Sobre o ENEM,
veremos algumas questoes sobre funcao e identificaremos as representacoes dos objetos matematicos analisados nesse trabalho.
A quinta secao teremos as consideracoes finais.
[Download TCC]